Crash Bandicoot N. Sane Trilogy | Vale a Pena?



    Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é uma experiência completamente renovada e refeita em um novo motor gráfico da trilogia Crash Bandicoot, originalmente criada pela aclamada Naughty Dog, na época do primeiro Playstation. Agora, o chamado "remaster plus", que traz os três jogos da franquia, está disponível em todas as plataformas da oitava geração, sendo desenvolvido pela Vicarious Visions e publicado pela Activision no ano de 2017.


    O game, reconhecido pela produtora como remasterização, entrega mais do que isso. Crash Bandicoot, depois de 9 anos em hiato, sem qualquer tipo de novidade, conseguiu uma nova chance de ganhar destaque no mundo dos videogames. A Vicarious Visions além de ter feito um ótimo trabalho ao repaginar todo o visual do jogo, que ficou belíssimo, também acrescentou uma leva de conteúdo inédito, como mais um personagem jogável, novos desafios de tempos e fases cortadas dos jogos originais.

Resultado de imagem para crash n sane trilogy cutscene

    Crash Bandicoot é uma série de jogos do gênero de plataforma em terceira dimensão, no qual você sempre controlará o marsupial laranja e querido, o Crash. Ao passar pelos níveis dos jogos, você encontrará caixas para quebrar, inimigos para utilizar ataques giratórios ou barrigadas e desafios propostos pelo próprio cenário. Além disso, você vai se deparar com diversas lutas contra chefes, e todos eles possuem personalidades singulares, mas sempre um objetivo em comum: deter Crash Bandicoot. Nesse caso, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy refere-se aos três jogos criados pela Naughty Dog, exclusivos de Playstation no final da década de 1990.

    O jogo infelizmente não está dublado e nem legendado em português, o que deixou muitos fãs brasileiros angustiados, já que se trata de uma empresa que demonstra atenção pela localização em seus jogos há um tempo. Por outro lado, os outros jogos posteriores Crash Team Racing Nitro Fueled e Crash Bandicoot 4 It's About Time estão dublados e legendados em Português do Brasil.

    Crash Bandicoot N. Sane Trilogy continua com a mesma dificuldade vivenciada originalmente, e talvez mais acentuada dessa vez, visto que foram feitas mínimas alterações quanto à física e ao hitbox, o que para alguns, foram mudanças mais negativas do que positivas. Além disso, também permanece a mesma sensação carismática de Crash Bandicoot: um marsupial bobo, engraçado e brincalhão. 

    Outro ponto também considerado negativo são as telas de carregamento exageradamente excessivas e demoradas, a ponto de ser agoniante e frustrante para o jogador. Infelizmente, esse tipo de situação está presente nos três jogos selecionados.

    A trilha sonora da trilogia também passou por um processo de remasterização, e na minha concepção, ficou incrível. As músicas que, antes já eram icônicas e memoráveis, agora ficaram incríveis com a adição de novos efeitos sonoros e melhorias no áudio. Caso tenha vontade de escutar, a OST inteira está disponível no Spotify.


Resultado de imagem para crash n sane trilogy coco

    Uma das principais novidades em Crash Bandicoot N. Sane Trilogy foi a adição de mais um personagem jogável dentro do game: Coco, a irmã mais nova de Crash. A personagem, que já aparecia na série como um NPC (non-playable character), agora pode ser jogável em quase todas as fases, exceto às exclusivas de Crash em Crash Bandicoot Warped. Apesar de Coco não possuir qualquer tipo de movimentos ou golpes que se diferenciam de Crash,  suas poses e animações de quando o jogador está ausente se diferenciam do marsupial já conhecido. 

    Ainda comentando sobre as novidades que o jogo trouxe, a adição de troféus foi uma ferramenta muito bem implementada, visto que a sensação de desafio do jogo, que já era imensa, agora é muito mais acentuada com o desejo da Platina. Além disso, foram acrescentados Time Trials nos jogos Crash Bandicoot e Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back, o que antes era exclusivo do terceiro game.

    Não pode-se deixar de comentar também sobre as DLCs posteriores que o jogo trouxe. A primeira atualização de conteúdo trouxe a polêmica fase "Stormy Ascent", que foi cortada do primeiro jogo pela sua dificuldade insana. Já na segunda atualização, foi fornecida a fase inedita "Future Tense", que pode ser encontrada no lobby de Crash Bandicoot 3: Warped. Prepare-se para grandes desafios nessas fases, e provavelmente perderá muitas vidas durante a jornada.

Resultado de imagem para crash n sane trilogy

Enfim, vale a pena?

    Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, para mim, é um dos melhores remasters da geração. É mais do que uma simples mudança na resolução ou na performance, como foi na maioria das remasterizações. Na minha opinião, o termo "remake" se encaixa muito melhor para esse jogo, já que ele recria do zero cenários, efeitos e personagens, com gráficos atuais mas sem perder a essência. Porém, apesar de ser um jogo de tamanha excelência, algumas mudanças relacionadas à física de Crash podem frustar o jogador durante sua jornada em momentos específicos. Outro ponto negativo é o carregamento extremamente demorado, que pode angustiar uma grande parte dos jogadores. Apesar desses pontos específicos, essa coletânea traz, de maneira fiel e nostálgica, o retorno que o marsupial enfim merecia.

                
 - VALE A PENA!

Comentários